FacebookTwitterYoutubeBlogger

Ler com pouca iluminação prejudica a visão?

Os cientistas ainda argumentam sobre esta questão atualmente: ler com pouca iluminação prejudica a visão? Mas não há razão alguma para se preocupar.

Não há atualmente nenhuma evidência que sugira que ler com luz fraca prejudique os olhos. No entanto, uma coisa é certa: ler com luz fraca exige mais esforço dos olhos para discernir as palavras. Isso torna a leitura mais árdua e os olhos se cansam com mais rapidez, possivelmente resultando em olhos vermelhos e dores de cabeça.

Mas por que os nossos olhos não são prejudicados por esforço adicional? Para entender isso, precisamos dar uma olhada em como nossos olhos funcionam. Ao tentar discernir as letras em condições deficientes de iluminação, duas partes específicas do olho são usadas: o músculo ciliar que precisa manter o cristalino instruído para ler letras e os próprios fotorreceptores.

Em luz fraca ou deficiente, os bastonetes sensíveis à luz são particularmente importantes. Eles exigem um pigmento especial, rodopsina, também conhecida como púrpura visual. A estrutura molecular muda quando a luz ambiente é reduzida. O resultado: ler com luz fraca é muito mais cansativo. No entanto, isso não prejudica os olhos, pois eles podem relaxar e se recuperar assim que os fechamos.

Fonte: Zeiss